quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Nosso Jardim Encantado!

Queridas! Demorei um pouquinho para redigir este texto porque a Manu ficou no meu colo acompanhando tudo, rs!
De qualquer forma, aproveitei estes dias de descanso para começar a colocar a casa, os pensamentos e as emoções em ordem...
E enquanto eu repassava mentalmente tudo o que aconteceu antes, durante e depois do evento, ocorreu-me a metáfora perfeita para descrever não só o nosso Festival, mas todo o desenvolvimento da nossa escola! Quase gritei: “Euréka!!! Como é que eu não pensei nisto antes?!?”
Para quem já está roendo os cotovelos de curiosidade, aí vai:
Pense em nossa Escola como um jardim, e no Festival como o primeiro dia da Primavera.

Em nosso jardim, temos obviamente muitas flores (nossas alunas queridas), cada uma delas com seu perfume, seu colorido próprio e sua fase de desenvolvimento individual.
Algumas são sementinhas, que o jardineiro (professora) acabou de acolher e semear. Outras estão em botão, e há aquelas prontas a desabrochar!
Há também as pessoas que confiam em nosso trabalho e investem seus recursos no Festival, oferecendo alimento e água para que ele se torne realidade: são os nossos parceiros, apoiadores e patrocinadores.
As borboletas, pássaros e abelhas simbolizam a mídia, que respeita nossas conquistas e nos ajuda a divulgar o verdadeiro objetivo do nosso show: compartilhar alegria!
E certamente, como em todo jardim, também há ervas daninhas. Elas podem se apresentar na forma de pessoas que só fazem críticas destrutivas, que são incapazes de reconhecer suas próprias limitações e ficam incomodadas com o sucesso alheio. A forma mais eficaz de extirpar ervas daninhas é simplesmente... ignorá-las! Assim elas vão ficando cada vez mais secas, até morrer de inanição com sua própria maldade.
Também encontramos ervas daninhas dentro de nós mesmas, quando sentimos falta de confiança, insegurança, quando não nos integramos ao grupo...  Para estas o tratamento é diferente: muitas doses de dedicação, comprometimento e diálogo!
Há algo que nos diferencia de um jardim comum: o jardineiro orienta, ajuda, corrige e oferece alimento e água, mas é a própria flor quem precisa se dedicar e se empenhar para que suas pétalas sejam tão belas quanto podem ser e seu aroma se revele por inteiro!
O Festival é a oportunidade que temos de compartilhar com os outros a beleza do nosso jardim, é a florada mais bonita da Primavera! Cada coreografia é um ramalhete que ofertamos com carinho aos nossos convidados. É tudo o que temos de melhor: nosso talento, nosso esforço, as horas de aula, os infinitos ensaios, nosso investimento de tempo, energia e dinheiro, nosso sorriso, nossa alma!
Para mim, não há nada mais emocionante do que o momento de oferecer estes lindos buquês ao público...
Eu vibro a cada performance: assistir nossas flores entrando no palco é como acompanhar o desabrochar de muitos botões! Meu coração se enche de alegria e orgulho e minha alma fica perfumada!
Algumas flores que recebi em minhas mãos ainda em semente, já desabrocharam plenamente e agora são capazes de fazer desabrochar outras sementes...


Minhas filhas do coração, flores do meu jardim... Eu posso escrever um texto com mais de mil palavras, ainda assim, não será suficiente para explicar a emoção desse momento...
Muito obrigada! :´)




3 comentários:

  1. Ká, amei o texto. Fiquei emocionada!!! Obrigada por permitir ser mais uma sementinha no seu imenso jardim de flores....espero ainda crescer muito para daqui alguns anos vir a florescer....Agradeço também a Lu e a Ale por serem as jardineiras que cuidam de mim para chegar no objetivo maior....florescer!!!! Bjssss

    ResponderExcluir
  2. Ká fiquei muito emocionada e lembrei de cada momento desse ano e todos os preparativos para o Festival, nossa dedicação e compromisso já começa nas aulas e nas correções que sempre fico atenta em receber. Agradeço a você, a Lu e a Lê, por me proporcionar cada dia de aula que pra mim é uma alegria e uma terapia com certeza. Aprender com vocês é um presente, que pretendo continuar recebendo por muitos anos, até quando puder. Parabéns pelo sucesso sempre. Beijão

    ResponderExcluir
  3. Ka me emocionei tb com o texto....agradeço a vc por tudo oq me ensinou e sei q vai me ensinar mto mais.....amo vc e tenha ctz q pode conta sempre comigo........sua eterna pupi....

    ResponderExcluir